Dia da Independência do Brasil - Guia Diplomático!

NOTÍCIAS GERAIS

Brazil Impex
Notícias

Dia da Independência do Brasil

Postado 07/09/2021

O marco histórico aconteceu em 1822, rompendo com o domínio de Portugal sobre o país.  Normalmente, a data é comemorada com a realização de diversos desfiles cívico-militares pelo território nacional.

No entanto, vale a pena aproveitar a data para mencionar fatos pouco mencionados sobre a emancipação política do Brasil, que aconteceu há 199 anos. Confira, abaixo, três curiosidades a respeito do tema:

1) Colaboração feminina – Enquanto D. Pedro fazia uma viagem oficial à província de São Paulo, em 1822, a princesa regente, Maria Leopoldina, assumiu o comando do Brasil, interinamente. Após receber informações de que o país seria recolonizado por Portugal, Leopoldina convocou o Conselho de Estado para debater a situação. Temendo conflitos internos, foi aconselhada por José Bonifácio de Andrada e Silva a assinar o decreto de Independência do Brasil. Após a assinatura do documento, ela enviou uma carta a D. Pedro colocando-o a par dos acontecimentos e solicitando a proclamação da Independência.

Maria Leopoldina assinou decreto de independência enquanto esteve no controle do Brasil interinamente, em 1822. 

2) A Independência do Brasil foi proclamada em um sábado – D. Pedro e sua comitiva estavam retornando de Santos, em uma tarde de sábado, quando foram informados sobre os planos portugueses de arrochar o controle sobre o Brasil. Havia também a ordem de que ele e Leopoldina deveriam retornar imediatamente à Portugal. Após conhecer os novos fatos, o príncipe regente ratificou a ordem de independência. Neste momento é que teria sido entoado o famoso grito às margens do Rio Ipiranga.

3) Sem pressa para imortalizar a Independência – O renomado quadro “Independência ou Morte” (ou “Grito do Ipiranga”), que simboliza o momento da proclamação da Independência do Brasil, só foi produzido em 1888, ou seja, 66 anos depois do marco histórico. De autoria do artista Pedro Américo, a obra foi pintada em Florença, e fica abrigada no Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu Ipiranga, em São Paulo (atualmente fechado para reformas).

 

Fonte: CP2

Notícias

[ + VER MAIS ]