
Qual a diferença entre o Ministério das Relações Exteriores e o Itamaraty?
Postado 26/08/2021Muitas pessoas por desconhecer de política, ministérios, história e outros assuntos que envolvem o meio diplomático fazem essa confusão.
A dúvida que fica é: qual a diferença entre o ministério de Ministério das Relações Exteriores e o Itamaraty?
A resposta é não há nenhuma diferença. Até 1970, a sede do Ministério das Relações Exteriores era o Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro e, informalmente, o Ministério passou a ser conhecido pelo nome do edifício que o abrigava. O costume foi mantido à época da mudança para Brasília, pois o Palácio dos Arcos (nome original do edifício concebido por Oscar Niemeyer) não tardou a ser chamado "Palácio Itamaraty".
Qual a estrutura administrativa do Itamaraty?
O Itamaraty conta com repartições no Brasil e no exterior.
No Brasil, há a Secretaria de Estado de Relações Exteriores (SERE), em Brasília, que abriga o Gabinete do Ministro de Estado, a Secretaria-Geral e as sete Secretarias temáticas (Secretaria de Gestão Administrativa; Secretaria de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas; Secretaria de Comunicação e Cultura; Secretaria de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia; Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania; Secretaria de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África; e Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos), as quais se subdividem em Departamentos e Divisões; o Instituto Rio Branco (subordinado à Secretaria de Comunicação e Cultura), responsável pela formação do corpo diplomático brasileiro; os nove Escritórios de Representação Regionais, que funcionam como repartição de apoio para as atividades do Itamaraty que se desenvolvam nas cidades em que estão; e as duas Comissões Demarcadoras de Limites, responsáveis pela manutenção da demarcação das fronteiras do Brasil.
No exterior, as repartições do Itamaraty são chamadas "postos". Há três tipos básicos de posto: a Embaixada, responsável pelas relações bilaterais entre o Brasil e o país onde está instalada (motivo pelo qual sua sede sempre está localizada nas capitais); a Repartição Consular, responsável principalmente pela assistência a brasileiros no exterior; e a Missão ou Delegação credenciada junto a organizações internacionais como a ONU e a OMC.
A Repartição Consular pode ser um Consulado-Geral, um Consulado ou um Vice-Consulado (sem jurisdição própria, submete-se a um Consulado).
Em países onde o Brasil só mantém Embaixada, a Embaixada possui um setor consular.
É possível visitar o Palácio Itamaraty em Brasília? E o do Rio de Janeiro?
O Palácio Itamaraty, em Brasília, está aberto para visitações guiadas e gratuitas diariamente. O Museu Histórico e Diplomático, situado no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, também pode ser visitado.
Fonte: Itamaraty