
Curiosidades sobre Aristóteles
Postado 17/12/2021Ao longo de nossa história, diversas almas geniais surgiram e acabaram mudando o curso de nossa história para sempre através de suas descobertas. Alguns dizem que na Terra, ainda não pisou alguém tão inteligente e brilhante quanto Aristóteles. O filósofo grego fez muitas descobertas significativas em diversos campos da filosofia.
Das ciências aos temas como ética, política, poesia, música, teatro, metafísica, entre outros, o filósofo tratou em suas obras. Pensando nisso, e na sua importância para a história, hoje trouxemos algumas coisas sobre Aristóteles que vocês podem não saber. Confira!
1 – Foi criado por sua irmã
Aristóteles nasceu em 384 a.C., na Grécia. Ele integrava uma parte da nobreza, assim como seu pai Nicômaco, que serviu como médico na côrte do Rei Amintas III da Macedônia. Seus pais morreram quando o filósofo ainda era uma criança. Sua irmã, Arimneste, junto de seu marido, Proxenus de Atarneus, se tornaram seus guardiões até que ele atingisse a maioridade.
2 – Aprendendo com os melhores
Quando tinha 17 anos, Aristóteles se matriculou na Academia de Platão e passou longos 20 anos absorvendo todo o conhecimento possível com alguns dos melhores professores da Grécia. O filósofo era um dos melhores alunos de seu mais talentoso mestre, Platão.
3 – Os escritos de Aristóteles
Acredita-se que o filósofo tenha composto aproximadamente 200 obras. Entretanto, apenas 31 delas sobreviveram até os dias atuais. Entre elas, trabalhos teóricos sobre animais, cosmologia e a busca pela compreensão da existência. Alguns de seus trabalhos práticos são investigações sobre a natureza do florescimento humano à nível individual, familiar e social, além de outros trabalhos examinando a produtividade humana.
4 – Os caminhos de seu trabalho
Muitas de suas obras são principalmente na forma de notas e manuscritos. O trabalho do filósofo compreende um conjunto de diálogos, observações científicas e trabalhos sistemáticos de seus alunos, Teofrasto e Neleus. Os escritos de Aristóteles posteriormente foram levados para Roma, onde foram utilizados pelos estudiosos.
5 – A primeira grande biblioteca do mundo
Em 335 a.C., Aristóteles estabeleceu a primeira escola filosófica que ficou conhecida como Liceu. Ela também foi chamada de Escola Peripatética. As palestras aconteciam em sessões matutinas e vespertinas. O Liceu abrigava uma coleção de manuscritos que foi considerada uma das primeiras grandes bibliotecas do mundo.
6 – Um grande professor
Alexandre, o Grande foi um aluno de Aristóteles e teria iniciado suas instruções em 343 a.C.. Além dos ensinamentos, ele também recebia muitos conselhos de seu professor. Outros alunos de Aristóteles foram Ptolomeu e Cassandro, que posteriormente se tornaram reis.
7 – Dissecando animais
Aristóteles sempre teve ideias interessantíssimas e sempre surgia com uma nova forma de estudar o mundo. Ele registrava tudo o que via e fazia suas observações. Em busca de compreender mais sobre o reino animal, Aristóteles começou a dissecá-los, o que para época era uma nova prática.
Fonte: Fatos Desconhecidos