Quando poderemos viajar de novo?
Postado 16/02/2022Cada vez mais fronteiras se abrem para viajantes vacinados! Esclareça aqui suas dúvidas sobre quando poderemos viajar novamente, veja os países abertos para brasileiros e confira medidas essenciais para viagens em tempos de pandemia.
Nós também estamos ansiosos para saber quando poderemos viajar novamente sem restrições, mas é preciso ter cautela nesse momento, especialmente em função das novas variantes do corona vírus. Para acalmar os corações viajantes, esclarecemos aqui as dúvidas mais frequentes em relação a viajar durante a pandemia, explicamos quais são fronteiras abertas para brasileiros e compartilhamos algumas dicas caso seja necessário programar uma viagem agora.
Quando poderemos viajar para o exterior novamente?
Com o surto da variante ômicron um pouco mais controlado, diversos países estão optando por reabrir suas fronteiras, especialmente para viajantes vacinados. Ainda é incerto quando poderemos viajar para o exterior com total segurança, mas a vacinação tem tido papel importante na flexibilização das restrições.
Atualmente, o governo brasileiro exige certificado de vacinação ou quarentena ao entrar no país. A medida vale tanto para viajantes brasileiros quanto estrangeiros. Além do certificado, para trânsito aéreo é solicitado teste PCR negativo para corona vírus feito até 72h antes do voo ou teste negativo de antígeno realizado 24 horas antes, e preenchimento de uma Declaração de Saúde do Viajante (DSV).
A OMS segue com a máxima de que viajar durante a pandemia é assumir um risco e, portanto, deve ser evitado. A atenção ao viajar para o exterior deve ser redobrada, pois as restrições de entrada mudam frequentemente e o risco de contágio por corona vírus segue sendo alto.
Quais são os países abertos para brasileiros?
De acordo com o nosso mapa de restrições de viagem, a vacinação completa garante restrições leves para brasileiros em 118 destinos ao redor do mundo. Países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Reino Unido, França, Espanha e Grécia, entre outros, estão abertos para brasileiros totalmente vacinados. Veja alguns exemplos abaixo:
Argentina: viagens internacionais para a Argentina são permitidas para viajantes vacinados. Um formulário de saúde deve ser preenchido em até 48 horas antes da entrada do país e a ele deve ser anexada uma cópia do certificado de vacinação. Também é necessário seguro de saúde que cubra eventuais despesas relacionadas ao vírus. Mais detalhes no tópico abaixo sobre quando poderemos viajar para a Argentina.
Estados Unidos: viagens internacionais para os EUA são permitidas para viajantes vacinados. A prova de um teste PCR negativo, feito 1 dia antes, deve ser fornecida no momento da partida. Um formulário também deve ser preenchido.
Grécia: depois de quase dois anos com rígidas restrições, a Grécia reabriu para brasileiros. Para entrar no país, é necessário apresentar certificado de vacinação completa, teste PCR negativo para Covid-19 feito em até 72h antes da chegada (como alternativa, pode ser apresentada a prova de um teste rápido negativo para antígeno, feito nas 24 horas anteriores) e um comprovante de seguro viagem, além de preencher um formulário de saúde.
Marrocos: o país reabriu recentemente para viajantes vacinados. Para entrar, é obrigatório apresentar um certificado internacional válido de vacinação completa contra COVID-19 e a prova de um teste PCR negativo feito 48 horas antes da partida. Mais testes podem ser solicitados na chegada ao país. Um formulário de saúde também deve ser preenchido.
Outros 57 países estão com restrições leves para brasileiros não vacinados. Destacamos:
Costa Rica: os viajantes não vacinados devem fornecer comprovante de seguro de viagem específico que inclua cobertura total de despesas médicas e acomodação COVID-19 em caso de necessidade de quarentena. Viajantes que comprovem a vacinação completa não precisam apresentar comprovante de seguro de viagem. Um formulário deve ser preenchido online antes da partida para a Costa Rica. Não residentes na Costa Rica são obrigados a apresentar a passagem de avião de retorno. É exigido comprovante de vacinação ou quarentena de 14 dias na volta para o Brasil;
Portugal: um formulário de saúde deve ser preenchido. Viajantes devem apresentar um teste PCR negativo feito nas 72 horas anteriores ou certificado internacional válido de vacinação completa contra COVID-19. Lembrando que é exigido comprovante de vacinação ou quarentena de 14 dias na volta para o Brasil;
República Dominicana: um formulário de saúde deve ser preenchido. Viajantes devem apresentar um teste PCR negativo feito nas 72 horas anteriores ou certificado internacional válido de vacinação completa contra COVID-19. A dose final deve ser administrada pelo menos 3 semanas antes da partida. De qualquer forma, é exigido comprovante de vacinação ou quarentena de 14 dias na volta para o Brasil;
México: um formulário deve ser preenchido e entregue na chegada ao país, e os passageiros são submetidos a exames de saúde na chegada, como verificação de temperatura e avaliação visual. Outros testes de saúde ou quarentena podem ser necessários para aqueles que apresentarem sintomas de COVID-19. É exigido comprovante de vacinação ou quarentena de 14 dias na volta para o Brasil.
Fonte: Skyscanner