Funarte abre inscrição de obras para a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea
Postado 13/09/2021Bienal será realizada entre os dias 14 e 21 de novembro de 2021.
Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro
A Funarte, em parceria com a Escola de Música da UFRJ, lançou o edital para a seleção de obras que comporão a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Serão contempladas 48 composições, cujos compositores receberão R$ 1,5 mil cada a título de direitos autorais e utilização de partituras.
As obras deverão ter sido compostas a partir de 2017 com a duração máxima de 12 minutos, e serão selecionadas em quatro categorias:
1) Para orquestra de cordas e orquestra de câmara, com um ou sem solista, com limite máximo de 22 músicos;
2) Para conjuntos de câmara com até nove intérpretes e mais um eventual regente;
3) Para instrumentos solo;
4) De difusão exclusivamente eletroacústica ou mista, com a participação de até quatro instrumentistas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro e os resultados serão anunciados em 8 de outubro. Já a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea será realizada entre os dias 14 e 21 de novembro de 2021.
A Bienal de Música Brasileira Contemporânea é o mais importante evento do gênero em nosso país. Criada em 1975 por Edino Krieger e Myrian Dauelsberg, ela foi inicialmente organizada pela Sala Cecília Meireles para depois passar à Funarte.
Conforme informa o Centro de Música da Funarte, nas 23 bienais já realizadas foram apresentadas cerca de 1800 obras, sendo 1002 delas em primeira audição.
Em todos esses anos, as bienais possibilitaram a participação de mais de 472 compositores, muitos deles, jovens, o que representa renovação de nomes – de vários pontos do Brasil. O programa tem também estimulado a difusão da música de concerto produzida no país, inclusive territorialmente. A produção se concentrava basicamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Mas, hoje, por meio das sucessivas realizações das bienais, foram consolidados, ou integrados, centros musicais significativos, em vários outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina e, ainda, o Distrito Federal.
XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea
De 14 a 21 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro
Acesse aqui a ficha de inscrição e a declaração do proponente (versão para preenchimento)
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura
Parceria
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Escola de Música da UFRJ
Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB)
Mais informações
bienalxxiv@funarte.gov.br
musicadeconcerto@funarte.gov.br
Fonte: Funarte