COP28 - Próxima parada: Emirados Árabes – Entre o passado e o futuro. - Guia Diplomático!

NOTÍCIAS GERAIS

Guia Diplomático
Notícias

COP28 - Próxima parada: Emirados Árabes – Entre o passado e o futuro.

Postado 10/03/2023

Em novembro de 2023, a cúpula do clima da ONU reunirá novamente os líderes mundiais para discutir medidas urgentes de combate ao aquecimento global

O encontro será na "Expo City”, cidade mais nova que está sendo construída no sul de Dubai e que se beneficia da experiência pioneira de Masdar. Uma jovem cidade que já abriga mais de 1.000 empresas multinacionais, negócios locais e startups, todas focadas no desenvolvimento de inovações nos setores de energia renovável, inteligência artificial, agricultura, saúde e mobilidade. 

Olhando para o futuro, o país investe em energia solar e combustíveis mais limpos, como o hidrogênio, ao mesmo tempo que, para continuar lucrando com a energia fóssil, defende a ideia de que tecnologias como a captura de carbono farão com que seu petróleo esteja entre os menos poluentes para bombear do solo. “À medida que adotamos a transição energética e preparamos nossos negócios para o futuro, continuaremos a explorar oportunidades potenciais que podem agregar ainda mais valor, liberar capital e aumentar os retornos”, disse recentemente a empresa de petróleo estatal Adnoc.

Neste ano, a “COP africana” concordou em criar um fundo para financiar perdas e danos nos países mais vulneráveis, um marco comemorado, mas o encontro terminou sem um acordo substantivo para acelerar ações de mitigação que evitem que a alta do termômetro global ultrapasse 1,5ºC neste século. Esse desfecho levantou dúvidas sobre o que acontecerá na próxima reunião. Yamide Dagnet, diretora de justiça climática da Open Society Foundations, alertou: “Esperamos que o tema da COP28 inclua energia, juntamente com resiliência aos impactos do colapso climático, finanças e o balanço global. Portanto, não devemos ser ingênuos e presumir que os lobistas dos combustíveis fósseis cederão”. Ironicamente, “Masdar”, nome da cidade do futuro, é a palavra árabe para "fonte" ou "origem" — e nunca foi tão crucial uma mudança de fontes para garantir um futuro possível.

Fonte: GLOBO

Notícias

[ + VER MAIS ]