A história sobre a Democracia no Brasil
Postado 03/02/2022Democracia é um regime político no qual os cidadãos têm o direito de participar, de maneira igualitária, das questões políticas de um país. Isso é feito por meio de eleições, referendos ou plebiscitos.
É o sistema político que predomina na maioria dos países ocidentais e possibilita ao povo escolher livremente os seus representantes por meio do voto secreto. Portanto, envolve componentes diversos de uma organização política, incluindo temas relacionados à ordem administrativa, constitucional e eleitoral, além de priorizar a liberdade de expressão de cada um.
Origem e evolução
O termo democracia tem origem grega – “demokracia” (demo = povo e kracia = governo) – e quer dizer governo do povo. Ele surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas.
Naquela época, cidadãos comuns eram selecionados aleatoriamente para ocupar cargos na administração e no judiciário do governo. Além disso, uma assembleia legislativa era composta por todos os cidadãos atenienses. Essa prática política foi a responsável por desenvolver o regime democrático como é conhecido atualmente e influenciou instituições políticas das várias partes do mundo, começando pela República Romana, Mediterrâneo e Europa.
Democracia no Brasil
A democracia foi instituída no território brasileiro após a Proclamação da República, em 1889, e foi interrompida em 1964 com a Ditadura Militar no Brasil. Esse período foi marcado, principalmente, pelo domínio do poder por parte dos militares, além de repressão à liberdade de expressão e perseguição.
A ditadura militar durou 30 anos e em 1985 o regime democrático voltou a ser instaurado no país. Três anos depois foi promulgada uma nova Constituição da República Federativa, popularmente conhecida como Constituição de 1988, que instituía, entre diversas outras coisas, um sistema livre de eleições e liberdade de voto e expressão.
Em 1989, o povo foi às urnas e elegeu Fernando Collor de Melo como novo presidente do Brasil, exercendo assim, a cidadania. Entretanto, após comprovação de envolvimento em processos de corrupção e fraude, Collor sofreu Impeachment em 1992. O cargo foi assumido pelo seu então vice-presidente, Itamar Franco.
Atualmente, as eleições no Brasil são realizadas por meio de urnas eletrônicas, tecnologia que se tornou referência para diversos países do mundo.
Fonte: EducaMaisBrasil