5 dicas para Receber Hóspedes Internacionais - Guia Diplomático!

NOTÍCIAS GERAIS

Escola das Nacoes
Notícias

5 dicas para Receber Hóspedes Internacionais

Postado 04/06/2021

O turismo estrangeiro é uma ótima oportunidade de negócio para empreendedores hoteleiros. O país apresenta alguns elementos que favorecem a procura internacional, como pontos turísticos conhecidos e eventos festivos, como o carnaval. Uma pesquisa do Governo Federal (2017) apontou os fatores com melhor índice de avaliação ponderados pelos hóspedes estrangeiros, sendo eles, hospitalidade (98%), alojamentos (96,4%), gastronomia (95,7%) e restaurantes (95,9%). Outro dado interessante da pesquisa, é que 95% dos viajantes entrevistados desejam voltar ao país. Com esse cenário positivo, é relevante preparar o negócio hoteleiro para promover uma estadia única e memorável aos turistas estrangeiros. Portanto, separamos algumas dicas importantes para aperfeiçoar a comunicação, o atendimento e a equipe do seu hotel.

1_ Implemente uma comunicação online para atrair hóspedes estrangeiros

Um estudo realizado pelo Ministério do Turismo – Mtur (2018) destacou a internet (55,7%) como principal fonte de consulta dos viajantes internacionais. Desse modo, para atrair mais hóspedes estrangeiros, é pertinente que a comunicação online do hotel seja pensada e direcionada para esse público. Nesse sentido, é ideal apresentar um site bilíngue, trabalhar com conteúdo relevante para estrangeiros, investir em impulsionamento focado nas redes sociais, estar presente em canais de hospedagem internacional e demais ações. É indispensável trabalhar a comunicação online de forma assertiva para atingir e conquistar o público de fora do país. 

2_ Invista em um atendimento telefônico bilíngue

É importante para a imagem do negócio e para conquistar reservas internacionais, prestar um atendimento telefônico solicito e bilíngue. A recepção deve estar bem preparada para responder as possíveis informações solicitadas pelos viajantes estrangeiros. O equipamento do setor também deve estar com a manutenção em dia. Telefone fora de linha, sistema lento e demais situações semelhantes podem prejudicar o andamento da reserva. Portanto, invista em oferecer um bom atendimento telefônico, principalmente para clientes de outros países.

3_ Destaque os canais oficiais para credibilidade do hotel

Com tantos meios para reservar uma hospedagem, é primordial que os canais oficiais da empresa estejam em destaque. É importante para o hóspede procurar meios oficiais para tirar dúvidas e efetivar reservas, principalmente para evitar fraudes e golpes. Para o hotel, é pertinente oferecer meios que viabilizem a comunicação direta com o viajante. Além do atendimento telefônico citado anteriormente, é interessante também investir em um bom sistema de chat para o site do hotel. Nesse sentido, é essencial cuidar da acessibilidade, linguagem e o tempo de espera da resposta. De forma geral, é significativo trabalhar o atendimento internacional nos diversos canais utilizados pelo hotel.

 

4_ Tenha uma equipe treinada para receber os clientes internacionais

Para oferecer uma ótima estadia, a equipe do hotel deve estar orientada para receber os hóspedes estrangeiros. Os profissionais devem ser qualificados e preparados para recepcionar os viajantes de forma positiva e acolhedora. Nesse sentido, é interessante para o hotel oferecer cursos de capacitação, principalmente na área de atendimento e idiomas. Afinal, uma equipe qualificada e cordial influencia diretamente na experiência proporcionada pelo hotel.

 

5_ Esteja munido de informações relevantes e pertinentes aos viajantes

É normal que o hóspede estrangeiro tenha diversas dúvidas e precise de orientação para uma viagem segura e divertida. Por isso, busque disponibilizar um material informativo e estar munido de todos os dados necessários para ajudar o viajante. Por exemplo, é interessante ter os horários dos ônibus, o itinerário até os principais pontos da cidade, número de delivery e demais informações. Também é importante estar preparado para oferecer auxílio em questões legais, como perda de passaporte, assaltos e afins.

Como vimos, o turismo estrangeiro no Brasil é um nicho significativo e merece atenção dos hoteleiros. Desse modo, as dicas citadas são relevantes para conquistar viajantes internacionais e promover uma estadia acolhedora em seu hotel.

 

Fonte: Hmax

Notícias

[ + VER MAIS ]